Essa receita de pão de ló é simples e infalível! Ideal para fazer bolos festivos, recheados e cobertos (inclusive com pasta americana). A massa fica firme, relativamente compacta e fácil de manusear (não esfarela), sem perder a “fofura” necessária.
Links para navegação rápida:
Ingredientes:
– 4 ovos
– 1 1/4 xícara de açúcar
– 2 xícaras de farinha de trigo peneirada
– 3/4 xícara de água (se quiser uma massa colorida, dissolva um pouco de corante líquido na água)
– 1 colher de sopa de pó royal
Modo de fazer:
1 – Pré-aqueça o forno a 205º (temperatura baixa-média)
2 – Prepare uma assadeira média (retangular de 30×20 ou redonda de 25 cm de diâmetro), que deverá apenas ter o fundo forrado com papel manteiga. Não unte as bordas, pois assim o bolo ficará com a forma mais definida (quando untamos a lateral, o bolo se afasta da fôrma e encolhe um pouco nas extremidades). Não se preocupe com o fato de o bolo grudar nas bordas da assadeira. Como o fundo estará forrado com o papel manteiga, depois de assado bastará passar uma faca nas laterais para descolar e desenformar um lindo bolo! Reserve.
3 – Bata os ovos e o açúcar na velocidade máxima de sua batedeira, por pelo menos 8 minutos (a mistura, inicialmente amarelada, ficará mais e mais clara e aumentará seu volume).
A PARTIR DESSE PONTO, É ESSENCIAL QUE A MISTURA SEJA BATIDA O MÍNIMO POSSÍVEL, APENAS O NECESSÁRIO PARA FICAR HOMOGÊNEA (caso contrário, a massa perderá volume e poderá ficar “solada”).
4 – Acrescente metade da farinha de trigo peneirada e, usando a função pulsar da batedeira, apenas misture o suficiente. Acrescente a água (com ou sem corante) e a outra parte da farinha, batendo o mínimo possível.
5 – Coloque o pó royal e misture levemente.
6 – Leve ao forno baixo-médio (205º), por aproximadamente 25 a 30 minutos, ou até o ponto em que ao espetar um palito de dentes no meio, esse saia seco.
Desenformando e preparando o bolo para rechear e cobrir
Espere o bolo esfriar quase que totalmente. Passe uma faca sem ponta em toda a lateral, para soltar o bolo da assadeira. Vire-o sobre uma bandeja coberta com papel manteiga (a superfície desse bolo fica molhadinha, então a casquinha de cima gruda ao entrar em contato com pano, bandeja, papel, o que for – o papel manteiga facilitará virar o bolo sem grudar muito na bandeja). Retire o papel manteiga do fundo. Desvire o bolo e retire o papel manteiga, caso tenha grudado do outro lado. Com uma faca de cortar pão (faca de serra grande), divida o bolo na horizontal, em três camadas ou se preferir apenas ao meio. Use seu recheio e cobertura preferidos (consulte algumas sugestões de recheio nos comentários do post Brincando de pasta americana pela primeira vez).
Variações
Para fazer diferentes sabores de pão de ló, é possível acrescentar outros ingredientes, como cacau em pó (pão de ló de chocolate), suco de limão, nozes (massa da torta de amora), essências, gelatinas etc.
Para mais informações, confira o post 10 dicas para um bolo perfeito!