Hamburguer feito em casa é uma ótima! Quem nunca comprou aquele hamburguer congelado de mercado e ficou com aquela pulga atrás da orelha, só pensando como ele é feito?! Ou ainda, ficou pensando que ele poderia ser mais gordinho (pra deixar mal passado), ou maior (pra preencher todo o pão), ou menor (pra fazer um mini-hamburguer pra crianças), ou light (a essa altura do ano muita gente já andou colocando o bikini e ficando chateada, rsrs). O fato é que fazer hamburguer em casa nos dá uma infinidade de opções. Dá pra usar qualquer tipo de carne (porco, frango, carnes simples ou até um filé), os temperos de sua preferência, você pode congelar e usar em até 3 meses, pode servir como prato principal de uma refeição (fora do pão, acompanhado de rodelas de cebolas e pimentões). Além disso, é praticamente uma brincadeira de criança (meu filho adorou! participou de tudo) e não dá muito mais trabalho do que fazer um quibe. Usei um mini processador e também usei um brinquedinho legal, um kit de fazer hamburguer da Tupperware. São muito úteis, mas dá tranquilamente pra fazer sem eles. Mãos à obra?!
Ingredientes:
– 500g de carne moída (patinho, bem magro e limpo);
– 1 cebola;
– 1 mini pão francês amanhecido
– 1 colher de sopa de aveia
– ramos de orégano fresco
– 1 ovo batido
– 1 colher de chá de páprica
– sal e pimenta do reino a gosto
– azeite de oliva
– (opcional) 1 linguicinha calabresa (fininha) moída
Modo de fazer:
1 – Coloque a carne moída numa tigela.
2- Despedace o pão num mini processador (ou liquidificador), acrescente a aveia e bata até formar uma farinha. Coloque sobre a carne.
3- Pique bem a cebola (se for usar o processador, bata pouco, para que ela fique bem picada mas não vire um purê), o orégano fresco e acrescente à tigela.
4- Bata o ovo no mini processador (ou à mão), com o sal, a pimenta e a páprica, e despeje sobre os demais ingredientes.
5 – Moa a linguicinha calabresa no mini processador e acrescente a pasta à tigela. Jogue um fio de azeite sobre tudo, se achar necessário coloque mais sal.
6- Com as mãos, amasse todos os ingredientes da tigela, espremendo tudo, fazendo com que a mistura passe por entre os dedos, para ficar uma massa mais ou menos homogênea.
7 – Faça bolas com a mistura e achate-as com a palma da mão, passando o dedo em volta das bordas para obter discos de aproximadamente 1 a 1,5 cm de espessura.
8 – Coloque os hamburgueres sobre uma assadeira forrada com papel filme e leve ao freezer por pelos menos 2 horas antes de fritar.
9 – Tire do freezer e frite em frigideira quente, com um fio de azeite, em fogo baixo e tampe durante o cozimento, para evitar que a superfície se queime e o meio fique frio.
Dica 1 – A mesma mistura pode ser usada para fazer almôndegas. Nesse caso, faça bolinhas pequenas e passe-as diretamente na farinha de trigo. Deixe também no freezer antes de fazer cozinhar ou fritar. Eu sempre cozinho as almôndegas diretamente no molho, pra evitar de ter que fritar, e fica ótimo!
Dica 2 – Congele os hamburgueres, por até 3 meses, para tê-los sempre à mão para um lanchinho. Depois de deixá-los no freezer numa bandeja por pelo menos umas 2 horas, você poderá empilhá-los, separando cada um com papel filme e cobrindo-os bem para que não fiquem expostos. Não é necessário descongelar para fritar. Deixe fora do freezer um pouco, enquanto prepara os demais ingredientes, e siga diretamente o o passo 9. Quebra um super galho na hora da fome de emergência.
Dica 3 – Substitua metade da carne de boi por carne de porco magra moída (provavelmente você terá que moer em casa, no processador). Dá um sabor todo especial.
Fazer esse lanche em casa, é muito melhor que comprar as porcarias prontas, cheias de bomba química. Sei que pode valer o fato de sair de casa e passear, mas, quem sabe, não se faz isso num piquenique?
Muito legal você ter compartilhado!
Minha receita: carne moída, aveia em flocos finos (ou outro farelo), um pouco de azeite de oliva, alho picado. Sal, pimenta do reino, orégano a gosto. Mas vai no olho, não tenho quantidades. Mistura tudo e molda o hamburguer.
Concordo plenamente, Cybele! Obrigada vc, por compartilhar sua receita com a gente! 😉