Sempre achei bolo invertido lindo demais. Cara de bolo de revista. De banana e caramelo então, fica muito bom. É uma ótima opção para servir para uma visita num café da tarde, porque fica bem apresentável e muito saboroso. Nessa receita usei farinha 100% integral, inspirada nos bolos da minha queridíssima amiga Cláudia, que me prova todos os dias que com capricho e cuidado não tem bolo que não cresça e fique fofo. Para compensar a farinha integral, que tende a deixar o bolo mais pesado, bati as claras em neve e o resultado é realmente incrível. Um bolo integral e ainda assim fofinho!
Links para navegação rápida:
Ingredientes:
– 1/3 de xícara de água fervente
– 2 xícaras de açúcar
– 4 bananas nanicas maduras, cortadas à metade no sentido do cumprimento
– 2 ovos inteiros, separados
– 2 gemas
– 100g de manteiga amolecida
– 1/2 xícara de leite
– 1 1/2 xícara de farinha de trigo integral
– 1 colher de sopa de fermento químico em pó
(assadeira redonda de 25 cm)
Fazendo o caramelo e preparando o fundo da assadeira (topo do bolo invertido)
1 – Leve metade do açúcar (1 xícara) ao fogo, numa frigideira ou panela de fundo grosso. Mexa com uma colher de pau até que o açúcar forme grumos, derreta e comece a escurecer. Assim que o açúcar começar a tomar cor de caramelo (muita atenção para não queimar, pois logo que ganha cor já começa a escurecer e rapidamente pode ficar amargo), comece a adicionar a água fervente (1/3 xc) pouco a pouco, derramando nas laterais da frigideira, com muito cuidado para a calda não espirrar (se preciso, tire um pouco do fogo para mexer sem deixar queimar). Misture o tempo todo e depois que adicionar toda a água, deixe a calda apurar no fogo por mais uns 3 – 5 minutos, engrossando ligeiramente.
2 – Despeje a calda quente numa assadeira redonda de 25 cm de diâmetro e vá girando a forma, procurando cobrir as laterais e o fundo com uma camada mais ou menos uniforme de caramelo.
3 – Disponha as bananas cortadas no fundo da assadeira, sobre o caramelo, colocando a parte do meio da banana voltada para baixo. Cubra todo o fundo da assadeira, montando as bananas da forma mais próxima e bonita que conseguir.
4 – Reserve a assadeira, ligue o forno e comece a preparar a massa.
Fazendo a massa
1 – Bata as claras em neve e reserve.
2 – Coloque a manteiga amolecida, as gemas e o restante do açúcar (1 xícara) numa tigela e bata bem, até que forme um creme leve.
3 – Acrescente a farinha e o leite e bata só o suficiente para unir os ingredientes.
4 – Com uma colher, deite as claras em neve sobre a mistura e mescle levemente.
5 – Adicione o fermento em pó e misture o mínimo possível.
6 – Despeje a massa sobre as bananas.
7 – Leve ao forno pré-aquecido e asse a 205º, até que ao espetar o centro do bolo, o palito de dentes saia seco.
Tirando o bolo da forma
Tire o bolo do forno e espere uns 10 minutos antes de virá-lo, para o caramelo esfriar um pouco. Passe uma faca nas laterais do bolo, para desgrudar. Vire sobre o prato de bolo em que irá servir e pressione o fundo da assadeira para soltar as bananas e o caramelo. Tire a forma e sirva!