A salada crocante de folhas verdes é uma salada básica, mas que com alguns truques fica realmente especial! O primeiro segredinho, é claro, são os elementos crocantes (3): croutons, sementes de linhaça e amêndoas em lascas torradas (você compra as amêndoas descascadas e em lascas e daí dá uma leve chegada no forno muito baixo e com muita atenção, porque elas se queimam vapt vupt!). A folhas variadas e os tomatinhos cereja dão um up no visual e adicionam texturas e sabores diferentes. Uvas passas ressaltam ainda mais o adocicado das amêndoas. Por fim, last but not least: o molho. Para essa salada usei como base uma mostada Dijon com mel (Honey Dijon Mustard), que é uma coisa boa demais da conta. Embora no BR seja difícil de encontrar, olhe com carinho nas prateleiras de produtos importados do seu mercado ou tente comprar compre pela internet. Se não tiver, não se apavore! Nem tudo está perdido! Use uma mostarda Dijon comum e acrescente uma colher de chá de mel de boa qualidade e garanto que ainda assim a felicidade estará logo ali, kkk. Se quiser também pode optar por outros molhos, que você confere no post Salada – 8 dicas para torná-la irresistível. Vamos ao passo-a-passo?
Links para navegação rápida:
Ingredientes:
Salada
-alface romana (essa meio roxinha)
– alface americana
– alface lisa
– rúcula
– tomates cereja
– uvas passas
– amêndoas em lascas torradas
– croutons
– linhaça
Molho Honey Dijon Mustard
– 2 colheres de sopa de honey dijon mustard (ou mostarda dijon comum acrescida de 1 colher de chá de mel puro)
– suco de 1 limão (se gostar, pode substituir por aceto balsâmico ou vinagre comum – 1 c.c)
– 1/4 de uma cebola (usei a roxa) picada em cubos pequenos
– 2 colheres de sopa de molho shoyu
– 3 colheres de sopa de azeite
– 1 colher de chá de alho e cebola desidratados
– 1 pitada caprichada (aquela em que vc usa 4 dedos, rsrs) de ervas provençais/ervas finas (mix de ervas geralmente compradas secas)
– sal (se necessário)
– 4 colheres de sopa (mais ou menos) de água
Modo de fazer
1 – Se não comprou os croutons prontos, comece por eles. Pegue 6 fatias de pão de forma (de preferência integral) e coloque no freezer por 5 a 10 minutos (facilita cortar). Retire a casca cuidadosamente e corte em cubinhos pequenos e uniformes. Espalhe os cubos numa assadeira grande, adicione um fio caprichado de azeite e se quiser polvilhe com ervas de sua preferência
2 – Numa outra assadeira, espalhe as lascas de amêndoa.
3 – Ao mesmo tempo, em forno baixo (180 a 205º), coloque os croutons e as amêndoas e asse até que fiquem dourados, mexendo ambos com uma colher de vez em quando, para torrarem por igual. Atenção! Ficam prontos muito rápido. Bobeou queimou (já aconteceu comigo mil vezes!)
4 – Tire as assadeiras do forno e deixe esfriar completamente, mexendo de vez em quando.
5 – Lave bem as folhas e os tomatinhos. Rasgue as alfaces com a mão (ficam mais bonitas e crocantes do que se picar com a faca).
6 – Prepare o molho, unindo todos os ingredientes (exceto a água) e batendo bem com uma colher, até que fique cremoso e homogêneo. Acrescente a água aos poucos, já que pode não ser necessário usar tudo, ou talvez precise de mais. Tenha em mente que se trata de um molho de salada, portanto é pra ficar bem forte mesmo, senão ao colocar sobre as folhas ficará sem graça. Prove e veja se é necessário mais sal.
7 – Monte a salada em pratos individuais ou numa saladeira, colocando primeiro as folhas, um pouco de cada tipo, depois os tomates, uvas passas, linhaça e amêndoas. Reserve os croutons.
8 – Apenas imediatamente antes de servir, acrescente os croutons e o molho, que deve ser bem mexido .
Levíssima e saborosa! Duvida? Tente e me conte!
Gente, esse molho é simplesmente “DEMAIS”. Fiz hoje para o almoço, dá até vontade de comer puro!!!! E a dica de servir a salada empratada é perfeita, dá super certo! Não deixem de fazer.