O porco xadrez é uma excelente opção para o inverno, quando até os comedores de salada mais bem intencionados desanimam só de olhar aquele monte de folha gelada. É um prato completo, com uma variedade considerável de verdurinhas, que dão cor e sabor pro seu almoço ou jantar. É muito rápido de fazer e basta um arroz para acompanhar. Também dá pra fazer tudo igual, substituindo o porco pelo peito de frango, mas o porquinho é bem mais saboroso, né?! E não se engane… Leia mais
Monthly Archives: julho 2013
Bolo bomba de chocolate
O bolo bomba de chocolate faz mesmo jus ao nome. Você vai ver como provar esse bolo realmente nos remete na hora àquela mordida caprichada numa super bomba de chocolate: massa, creme de baunilha e cobertura de chocolate. Embora a massa seja de um bolo (e não aquela massinha característica da bomba, que se parece com a massa de brioche, mais crocante), quando você fizer a receita, servir e comer, nem vai se lembrar desse detalhe. É um bolo rico, bem recheado, que tem cara de festa e é bem fácil de fazer, quando comparado com o resultado final que oferece. Pode muito bem ser servido como bolo de aniversário, sem que você tenha que ficar cortando pão-de-ló em camada (naquela pira de não deixar quebrar) e ficar recheando bolo, fazendo aquela sujeira. A receita é da titia Cris. É fácil e tudo de bom! Teste, curta e depois comente, aqui e no facebook!
Bolo de mandioca
A receita desse bolo de mandioca peguei com minha querida amiga Claudia, que assim como eu, precisa fazer (e comer) bolo pra ser feliz (e a família também agradece, né Clau?!). Surpreendente é uma boa palavra pra descrever esse bolo. Quando a massa fica pronta, você tem certeza de que não vai dar certo. Mas dá. A textura fica firme, mas ao mesmo tempo macia (lembra um pouco uma queijadinha) e dá pra perceber o sabor da mandioca, levemente adocicado pelo coco ralado. Fizemos nessas forminhas pequenas de silicone (compramos as forminhas na HAVAN), que são super úteis, reaproveitáveis e não precisa untar, é só colocar a massa e pronto. Mas se não tiver, pode usar qualquer forma comum que também fica ótimo! Esse bolo também está no cardápio da semana #1.
Bolo de milho de liquidificador
Adoro tudo que tenha milho! Pamonha, curau, bolo de milho, milho cozido, suco de milho… É bom demais! Esse bolo, rápido e prático (é de liquidificador), serve pra matar aquela vontadinha de comer um doce com gostinho de milho quando não se tem uma pamonha por perto. Quentinho então! Affffffffffff! É tuuuudo de bom!
Aí vai a receita.
Risoto de aspargos e gorgonzola com filé
Segunda-feira é uma dia meio chatinho, né não? Finds acabou e a semana começa tudo de novo. Andei reparando que ao invés de começar regimes na segunda (conhecida como o dia internacional da dieta – que acaba na terça – hahaha), tenho mesmo é feito umas comidinhas mais caprichadas, dessas pra comer com aquela taça de vinho, pra dar uma animada, um fôlego pra aguentar firme a nova semana! Como nessa segunda ainda tinha visitinha (sobrinho super fofo, 12 anos), rolou uma jantinha meio gourmet, infalível para agradar crianças e adultos. Risoto e filé. Não tem erro. Tão bom que meu pequeno, com 1 ano e 9 meses, aprendeu a falar “ri-so-to”, certinho, pra ninguém botar defeito! Pra deixar o BB ainda mais empolgado com a refeição especial, ainda coloquei o filé dele num palito de espetinho!
A-mou! A receita tá aí embaixo pra vocês conferirem, fazerem e comerem (moooito!).
Paella com frutos do mar
A paella é um prato festivo, típico da culinária espanhola, precisamente da região de Valência. Apesar das especulações em torno do nome (você, assim como eu, já deve ter ouvido dizer que viria da expressão “para ella”, ou para ela), fonte seguras (leia-se wikipedia! rsrs) garantem que o nome do prato provem do latim “patella“, espécie de bandeja usada na Roma antiga, Leia mais
Fondue de chocolate perfeito: 10 dicas infalíveis
O fondue de chocolate é a sobremesa perfeita para uma noite especial de inverno a dois♥, mas também para qualquer ocasião, afinal, é quase impossível não agradar a todos servindo essa delícia! Esse fondue (pronunciado “fon-dí”) consiste basicamente em espetar pedacinhos de frutas variadas e mergulhá-las num creme maravilhoso de chocolate (o chamado ganache, muito usado como preparações de diversos outros pratos e como cobertura de bolos e sorvetes). Para manter o creme de chocolate aquecido, usa-se um aparelho de fondue, disponíveis nos mais variados modelos e de todos os preços . Mas se você não dispõe de um aparelho, não se desespere! Não é por isso que você vai deixar de servir essa delícia. Dá pra aquecer seu fondue no microondas, num refratário bonitinho e servir lá mesmo. Para espetar as frutas, pode improvisar com aqueles palitos de espetinho ou colheres de bolo feitas de madeira. Dito isso, vamos às dicas e depois ao passo-a-passo.