Links para navegação rápida:
Informações básicas
O glacê real é a mistura perfeita para decorar biscoitos e também bolos, até mesmo os cobertos com pasta americana. Embora seja um pouco trabalhoso lidar com esse glacê, mesmo um principiante esforçado consegue obter ótimos resultados já de primeira. Basta atentar para alguns detalhes. O primeiro conselho importante é cuidar a todo tempo para não deixar o glacê em contato com o ar (ou seja, descoberto). Esse glacê endurece e seca-se muito rapidamente, o que é um inconveniente enquanto estamos trabalhando, mas uma super vantagem quando a decoração está sobre o biscoito, que depois de seco pode ser manuseado sem problemas.
Espere o biscoito esfriar antes de decorar, para garantir que fiquem crocantes e que o glacê grude adequadamente, sem derreter (afinal, é pura açúcar, né gente?!)
A receita básica do glacê tem cor branca intensa e ainda pode ser colorida de acordo com o gosto e a necessidade. O corante comestível gel é a melhor opção, pois mistura-se rápida e facilmente, além de bastar uma pequena quantidade para obter a cor desejada.
Para o natal, o branco, o verde e o vermelho já dão um resultado incrível.
Para aplicar o glacê, utilize sacos plásticos de confeitar (podem ser adquiridos em lojas próprias de embalagens e artigos para festas). Dobre a parte aberta do saco para fora e insira cuidadosamente o glacê com uma colher pequena, o mais próximo possível da parte do bico (colocando o glacê na parte mais próxima do bico, evitamos de sujar as bordas do saco e facilitamos seu manuseio). Corte o bico aos poucos, com muita atenção, para que o furo fique no tamanho ideal para facilitar o desenho de detalhes. Corte pouco a pouco e vá testando, para ver se consegue controlar bem a saída do glace. Compre sacos extras, para o caso de errar nessa hora (eu precisei!).
Se desejar, use também um pincel fino. Um dica importante: não é necessário separar glacê para pincelar. É mais recomendado colocar todo o glacê no saco de confeiteiro (para evitar que resseque, lembra?), aplicar a quantidade necessária sobre o biscoito ou pincel e aí desenhar.
Cobrir toda a superfície do biscoito de forma homogênea será uma tarefa difícil com o glacê no ponto certo para desenhar. Para facilitar, é possível diluir uma parte do glacê, acrescentando um pouco mais de suco de limão, e pincelar (cuidado: o glacê mais fluído demora muito mais para secar e escorre com facilidade). Também é possível fazer isso aplicando uma quantidade de glacê diretamente do saco de confeiteiro sobre o biscoito e, em seguida, espalhar com um pincel levemente molhado no suco de limão. Se for cobrir vários biscoitos vale a pena separar um ponte com glacê mais diluído. Do contrário, dilua o glacê diretamente no biscoito, com o pincel molhado.
Uma técnica interessante para a cobertura total do biscoito é desenhar uma “borda” nas extremidades com glacê duro de depois aplicar o glacê mais mole. Utilize um palito de dente para acertar os cantinhos.
Uma opção a mais, muito simples mas bonita, é o açúcar cristal colorido. Para obter efeitos diferentes, pode-se polvilhar o açúcar sobre os biscoitos após a aplicação do glacê ou passar os biscoitos num prato com açúcar (nesse último caso, atenção para não pressionar muito os biscoitos sobre o açúcar, para que o glacê não deforme ou escorra).
Se desejar, utilize ainda outros confeitos, como bolinhas e granulados (metálicos, coloridos, de chocolate etc) e glíter comestível.
Enfim use a imaginação, teste e, acima de tudo, divirta-se!
Fazendo o glacê
Ingredientes:
– 1 clara
– 2 c.c de suco de limão
– 1 ½ xc de açúcar de confeiteiro peneirado
– corante comestível em gel (opcional)
Modo de fazer:
Com um batedor (se possível do mixer), bata por alguns instantes as claras e o suco de limão, apenas o suficiente para obter uma mistura homogênea (não é necessário que as claras estejam em neve). Acrescente pouco a pouco o açúcar de confeiteiro, batendo até obter um creme espesso.
Teste do ponto:
Teste 1: Coloque a parte de trás da colher sobre a mistura e observe se o creme adere à colher o suficiente para que não escorra (se escorrer, acrescente um pouco mais açúcar – devagar pra não passar do ponto!).
Teste 2: Encha uma colher com glacê e despeje uma pequena quantidade de volta na tigela, contando quantos segundos demorará até que as gotas despejadas se juntem ao resto do conteúdo. Se levar aproximadamente 5 segundos, o glacê estará no ponto!
Pingback: Biscoitos de chocolate decorados - Menu da Lili